Formatação de Computadores

Formatação de ComputadoresUma das principais atividades realizadas por quem atua com manutenção de PCs e Notebooks é sem dúvidas a formatação de computadores.

A demanda por esse tipo de tarefa é muito grande pois mesmo sendo um procedimento relativamente simples, a maioria das pessoas não se sente segura e confortável para fazer por conta própria e preferem pagar um profissional capacitado.

Para os profissionais é importante conhecer bem os passos corretos para realizar a tarefa de maneira eficiente e ágil, de forma que o cliente fique satisfeito com o resultado.

Nesse artigo vamos entender melhor quando a formatação é realmente necessária e quais as etapas fundamentais a se seguir.

 

Quando e Por Que Formatar o PC

Formatação de PCAlguns técnicos amadores recomendam a formatação do PC como um primeiro procedimento para qualquer problema apresentado. Muitas vezes fazem isso por não conhecer outras técnicas de diagnóstico de falhas hardware e software e vão pelo caminho mais fácil, ao menos para ele.

A verdade é que a formatação do computador nem sempre é necessária, é apenas uma das técnicas para resolver os problemas reportados pelo cliente. Vamos entender um pouco do que se trata a formatação e quando ela é realmente recomendada.

Conforme o computador ou notebook vai sendo utilizado no decorrer dos meses pelos usuários, principalmente devido à instalação e desinstalação de softwares, ou devido à infecção por vírus, é comum que o sistema passe a apresentar instabilidades, maior lentidão e eventuais travamentos.

Formatação de DiscoA constante instalação e remoção de softwares e arquivos acaba causando muita fragmentação no disco, ou seja, os arquivos ficam espalhados pelo disco de maneira pouco organizada, fazendo com que o acesso a eles demore mais. É como uma prateleira de livros bagunçada, aonde você leva muito tempo para encontrar o que procura e as vezes até deixa cair um livro ou outro.

Em casos extremos, quando já não é possível corrigir essas anormalidades por meio de softwares de limpeza e desfragmentação, a formatação de computadores é recomendada.

A palavra formatação se refere a limpeza de todos os arquivos dos sistema. Na verdade quando  se diz que irá ser feita a “formatação do computador”, o que se pretende é apagar tudo que está instalado e gravado e re-instalar o sistema operacional e todos os aplicativos do zero. Dessa forma o sistema ficará novamente bem organizado e também serão removidos eventuais vírus que estejam prejudicando o sistema.

Quer entender um pouco melhor? Veja essa reportagem do Olhar Digital que também fala sobre isso:

Os Principais Passos para Formatação de Computadores

De maneiras gerais, os procedimentos para formatação de PCs e Notebooks são sempre os mesmos, os  10 principais passos são:

  1. Realizar o Backup dos arquivos do usuário. Fotos, Documentos, Vídeos e etc. É importante verificar com o usuário o que é essencial ser copiado.
  2. Realizar o Backup de drivers específicos.
  3. Verificar as principais configurações da máquina antes de realizar a formatação. Por exemplo, a configuração de rede e vídeo.
  4. Verificar quais softwares estão instalados na máquina para saber se será possível realizar a reinstalação após a formatação.
  5. Só então realizar a formatação do sistema, apagando todos os dados. Nesse processo será feito também o particionamento do disco.
  6. Instalar e configurar o Sistema Operacional, normalmente Windows ou Linux.
  7. Instalar e configurar os Drivers.
  8. Instalar e configurar os Software que eram utilizados pelo usuário anteriormente.
  9. Recuperar os arquivos que foram copiados no início do procedimento.
  10. Realizar um teste geral do computador, sistema operacional e seus aplicativos, configurações de rede, acesso a Ferramentas e drivers para formataçãoInternet e etc. Nesse ponto vale pedir uma validação ao usuário.

Conheça a ferramenta Pen Drive Tools, que reúne todos os procedimentos acima em um só pen drive.

 

Trabalhando com Formatação e Manutenção

manutencao-formatacaoSe você pretende trabalhar com manutenção, a formatação de computadores é o primeiro procedimento que precisa dominar, mas isso está longe de ser a única e principal atividade.

Existe no mercado muitas pessoas que realizam apenas a formatação dos computadores e notebooks, cobrando bem barato por isso. Se você quer realmente ser um profissional da área, deve se especializar e estudar para ser capaz de identificar e resolver problemas mais específicos, sem ter que recorrer sempre à formatação do PC.

Para isso existem diversos cursos especializados, muito bons e a preços acessíveis. Invista para ser um verdadeiro profissional e se diferenciar no mar de amadores que estão no mercado.